Online Geografia
Questão 1 -
Leia o texto a seguir. "Taxa de desemprego estrutural em Portugal mais que duplicou em 20 anos
A taxa de desemprego estrutural mais que duplicou em Portugal nos últimos 20 anos, de acordo com as estimativas do Governo anunciadas, esta sexta-feira, pelo ministro das Finanças, Vitor Gaspar. No dia em que Vitor Gaspar anunciou previsões mais pessimistas para a taxa de desemprego, esperando agora um agravamento da taxa para os 15,5% este ano e para 16% no próximo ano, revelou também 'que se tem verificado um aumento muito pronunciado do desemprego estrutural em Portugal'. Falando aos jornalistas no final de uma reunião social, o ministro destacou que 'de cerca de 5,5% [da população ativa], em média, na década de 1990 o desemprego estrutural terá aumentado para cerca de 8,5%, na última década'. Acrescentou que 'nos anos recentes esta tendência de aumento agravou-se para valores na ordem dos 11,5%'."
JORNAL DE NOTÍCIAS. Taxa de desemprego estrutural em Portugal mais que duplicou em 20 anos. Disponível em: . Acesso em: 8/5/2013.
De acordo com as informações relatadas no texto e sobre o desemprego e a qualificação profissional, julgue as afirmativas abaixo e assinale verdadeiro ou falso:
A) O texto faz menção ao desemprego estrutural, no entanto as características inerentes ao tipo de desemprego que atinge a mão de obra, principalmente na Europa, estão associadas à conjuntura, em especial no que se refere à crise econômica em nações com menor poder econômico na zona do euro. B) O desemprego citado pelo texto representa a mudança nas formas de trabalho da população, assim o período de 20 anos analisado reflete também mudanças sociais, considerando os avanços tecnológicos e a perda de postos de trabalho, devido à falta de qualificação. C) Esse tipo de notícia serve de alerta para outras nações, em especial para os países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, onde, apesar de a