P
Este estudo de caso foi realizado em estudo de campo pelos alunos do 4º e 5º período noturno de enfermagem, sendo divididos em grupos nas cidades de Fátima-Ba, Cícero Dantas-Ba e Simão Dias-Se, e cada grupo apresentou sua pesquisa e avaliação, ficando a critério dos professores responsáveis a montagem do caso, atendendo a interdisciplinaridade, abrangendo vários temas. Assim dos conteúdos apresentados o que me chamou atenção foi o saneamento ambiental, pois é um problema que podem afetar de varias maneiras este ambiente; a partir do esgoto a céu aberto, e poluição do solo causa doenças como cefaléia e doenças diarréicas. Entendendo que a enfermagem é uma profissão que lida com diversos problemas deste tipo em seu cotidiano, assim surgiu a necessidade de poder estudar a realidade em que estes alunos vão campo colher dados para possam ser usados pelos professores na elaboração de caso como este.
Ao buscar um elemento a ser pesquisado, seja em qualquer área da ciência neste caso a enfermagem, tem-se de imediato uma inquietação, que faz surgir à curiosidade e a vontade de lançar-se ao novo, como a pesquisa de campo em busca da realidade do ser humano. Assim, em específico, o processo de experimentar e realizar na enfermagem são perceptíveis através das pesquisas, que impulsionam na busca de novas atitudes para melhoria de vida de cada individuo. O objetivo central deste estudo e mostrar a realidade e o risco que esta comunidade vive, fazendo com que assim possa passar informações concretas de como podem agir nestes casos dando-lhes informações importantes para que se tenha uma estrutura melhor de saúde ambiental; para população de Cícero Dantas.
Relato do caso:
Cícero Dantas possui 32.300 habitantes e o saneamento básico ocorre da seguinte forma: A água abastecida pela EMBASA, porém existem alguns esgotos a céu aberto que acabam desencadeando alguns problemas de saúde, como cefaléia e doenças diarréicas nas populações mais carentes e poluição do solo. A