Fichamento Gusm o

1566 palavras 7 páginas
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CLAUDICE FONTES SANTOS

POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL – INTRODUÇÃO HISTÓRICA

Fichamento apresentado no curso de Ciências Biológicas da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Política e Organização de Educação Básica no 4° período, sob a orientação do professor Fábio Gusmão.

Paripiranga
Outubro de 2014
VIEIRA, Sofia Lerche. Política educacional no Brasil – introdução histórica/ Sofia Lerche Vieira e Isabel Maria Sabino de Farias. Brasília: Liber livro editora, 2011. 3° Ed.

RESUMO DA OBRA
O livro Política Educacional no Brasil escrito por Sofia Vieira e Isabel Farias, mostra o desenvolvimento e a aplicação da educação nos tempos mais antiga, mais precisamente nas primeiras explorações feitas na colônia. O processo de colonização no Brasil e o modo como se deu a efetivação da educação, percebe-se claramente já no inicio da obra. Neste ponto nota-se que o livro além de abordar de forma ampla como se desenvolveu a educação nas mais diferentes épocas no Brasil, faz um resumo histórico no que se refere às disputas econômicas travadas no Brasil, para conseguir a sua exploração. É adequado mencionar que os jesuítas estivaram no Brasil com o objetivo de catequização, ensinando aos nativos como deviam se comportar, bem como ensinava a religião, depois que eles foram expulsos por motivos econômicos, a educação se encontrou mais fragilizada, porém eles conseguem retorno anos depois e implanta colégios religiosos que disciplinariam os nativos. O livro constitui de fato, uma ferramenta importantíssima para os educadores e educandos que querem compreender o processo da política educacional em nosso país, assim como o seu contexto histórico.
PRIMEIROS ENSAIOS DE EDUCAÇÃO – DA COLÔNIA À INDEPENDÊNCIA
“A expulsão dos soldados de Deus não é que se restrinja ao contexto educacional. Ao contrário, a

Relacionados