Etnomatematica
MATRICULA - 200801086021
[pic]
Curso de Matemática
PAULO DE TARSO GONÇALVES CHAVES
TRABALHO SOBRE ETNOMATEMÁTICA
RIO DE JANEIRO, 2008.
PAULO DE TARSO GONÇALVES CHAVES
MATRICULA - 200801086021
ETNOMATEMÁTICA
Trabalho da Disciplina de Didática da Matemática, sobre Etnomatemática, do Curso de Graduação de Matemática, da Universidade Estácio de Sá, no Campi “Madureira”, apresentado ao Professor Wladimir Leonel.
RIO DE JANEIRO, 2008.
SÍNTESE
Nosso objetivo é fazer uma breve exposição das principais idéias em Etnomatemática que surgiram ao longo de sua história, e procurar visualizar quais podem ser suas aplicações na Educação, ressaltando seu caráter transdisciplinar, assim como na valorização e manutenção de tradições culturais.
O MULTICULTURALISMO E A ETNOCIÊNCIA
Estudando a História das Ciências podemos observar uma total desvalorização das culturas e produções não ocidentais, onde a equivalência entre as sentenças: ciência e ocidente é a única verdade aceitável.
Desta maneira, toda e qualquer produção não eurocentrista, ou influenciada por esta, pode no máximo, estar num processo de evolução para o status de Ciência.
Infelizmente, por muitos séculos esta foi a idéia que reinou no meio científico, desconsiderando as produções orientais, e dos grupos nativos das terras colonizadas, produções estas que são datadas de antes mesmo do estabelecimento do Império Centro-Europeu.
A partir de meados do século passado, com as profundas transformações nos sistemas de comunicação, de informatização e de produção, como causas e resultados da globalização, tem havido um repensar em muitos conceitos já fechados há séculos.