Etnocentrismo e o apartheid
ETNOCENTRISMO
UBERABA-MG
2010
UNIVERSIDADE DE UBERABA
Gustavo Conceição
ETNOCENTRISMO Trabalho apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Uberaba, como parte dos requisitos para avaliação na disciplina de Antropologia e Sociologia da Arquitetura e do Urbanismo.
ORIENTADOR: Gilson.
UBERABA-MG
2010
SUMÁRIO
1. Introdução; 2. Etnocentrismo: conceito; 3. Uma triste manifestação do Etnocentrismo: o Apartheid; 1. O Apartheid e suas leis 2. A ilha de Robben: a prisão dos negros; 3. O massacre de Sharpeville; 4. As grandes manifestações ao fim do Apartheid; 4. Conclusão; 5. Bibliografia.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar o conceito de Etnocentrismo e desenvolver um estudo de caso sobre o Apartheid, movimento político de segregação das raças na África do Sul.
2. ETNOCENTRISMO: CONCEITO
Quando os europeus depararam-se com os ameríndios, estes foram totalmente julgados pelo modo como viviam. Entretanto, esse julgamento baseava-se na forma de vida de quem julgava, e não no valor das diferenças entre eles. Surge, então, o conceito de Etnocentrismo. Esse conceito sugere que um indivíduo ou grupo avalie outro de acordo com seus próprios princípios, valores e costumes. A atitude de julgar alguém tendo como base seus próprios hábitos, pensamentos e opiniões, considerando estes superiores aos alheios, é a base do etnocentrismo. Os sentimentos de medo e estranheza perante algo ou um grupo social, por exemplo, são resultados de um instinto etnocêntrico presente no ser humano que