Etnocêntrismo
ALUNOS:
Alexandre Zapulla
Gisele Barros
Humberto Lobão
João Marcelo
Márcio Araújo
Professora: Mônica Valadão
Matéria: Novos Negócios de Marketing Global
Conceito de Etnocentrismo
Os estudiosos da cultura compreendem que os povos forjam visões de mundo peculiares, que marcam a sua identidade de povo. Mas quando determinado grupo, com traços culturais característicos e uma visão de mundo própria entra em contato com outro grupo que apresenta práticas culturais distintas, o estranhamento e o medo são as reações mais comuns. O etnocentrismo nasce exatamente desse contato, quando a diferença é compreendida em termos de ameaça à identidade cultural.
De acordo com a antropologia, o etnocentrismo ocorre quando um determinado grupo de pessoas ou indivíduo que possuem os mesmo hábitos e caráter social discrimina o outro. Ele se julga melhor, seja pelos diferentes hábitos, condição social ou até mesmo pela forma de se vestir. De um ponto de vista mais intelectual, o etnocentrismo é a dificuldade de ver o mundo com outros olhos, de pensar a diferença. Como o ser humano tem a tendência de enxergar o mundo através de sua cultura, acaba considerando o seu ponto vista o mais correto e o mais natural. O que em alguns casos extremos podem causar conflitos sociais. No entanto, existem também as pessoas que se espelham em outras culturas em função de sua própria cultura e acabam tornando esse padrão para hierarquizar e valorizar as demais. É comum dentro de uma sociedade discriminar tudo o que é diferente. Seja com agressões físicas ou verbais. O comportamento etnocêntrico resulta em apreciações negativas dos padrões culturais de diferentes povos.
Grupos Étnicos pertencentes a África do Sul
A África do Sul é divida em 10 grandes grupos étnicos, que são os Africânderes, Bôeres, Coloured, Griqua, Khoisan, Malaio do Cabo, Sangoma, Tswanas, Xhosa e Zulus. Com esse tamanho Onze