Trabalho
Já a palavra Ética “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.
Filosofia
Como sistema da filosofia, é a conduta ideal do indivíduo.
2. O PORQUÊ DA ÉTICA
* É uma necessidade social, pois trata da conduta ideal do homem, baseada no desenvolvimento de sua virtude especial;
* É uma necessidade metafísica, pois trata da razão pela qual uma sociedade escolhe que algo é certo ou errado, com a conseqüente escolha por parte do individuo.
* É uma necessidade individual, pois tudo o que fazemos é auto e/ou heterojulgado (avaliado).
3. CATEGORIAS PRINCIPAIS DA ÉTICA * Ética Formal
Que a aplicação dos princípios eternos é universal. Não existe uma ética de cada individuo. É uma ética “a priori”, não “a posteriori”. Seus valores são inatos, baseados em conhecimento também inato.
Suas bases são a intuição, o racionalismo, o misticismo, a sobrenaturalidade, a justiça absoluta, a teologia e o idealismo. * Ética Relativa:
A conduta ideal pode ser estabelecida somente através da experiência humana. A conduta ideal (se é que existe) necessariamente varia de individuo para individuo, dependendo das circunstancias (situações) pessoais e culturais envolvidas.
Os princípios éticos são a posteriori.
Suas bases são: o empirismo, o pragmatismo, o materialismo, o