Antropologia Jurídica - Etinicidade, alteridade e tolerância
1471 palavras
6 páginas
ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL - SOEBRASFACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE
CURSO BACHAREL EM DIREITO
ANTROPOLOGIA
MONTES CLAROS - MG
2014
ADNÉIA CARVALHO NUNES
ANY LUIZA LINOS LOPES
EMÍLIA MARIA GONÇALVES SOARES
GÉSSICA PATRÍCIA PÊGO DA SILVA
JANAYNA KELLEN RODRIGUES SOUSA
JUSCIÉLIO BERNARDES DA SILVA
ROSANA OLIVEIRA DOS SANTOS
ETNICIDADE, ALTERIDADE E TOLERÂNCIA
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de
Antropologia, como requisito de avaliação referente ao 1º período do curso de Bacharel em Direito.
Professora: Ms. Luciana Silva Fonseca
MONTES CLAROS - MG
2014
1.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho desenvolvido com o estudo do capítulo 2 de Antônio José Guimarães
Brito, mestre e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor de Direitos Humanos no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, organizado pela autora Thais Luzia Colaço no livro Elementos de Antropologia Jurídica. O livro tece alguns argumentos sobre a relação da Antropologia com o Direito para trazer aos leitores a compreensão sobre a Antropologia Jurídica.
O capítulo 2 que tem como título a Etnicidade, Alteridade e Tolerância e vem apresentar o conceito de etnia relacionada com a identificação e diferença dependentemente nessas duas últimas, surgindo daí o clareamento sobre o encontro entre identidade contrastiva e alteridade, que pode ser seguido de possíveis conflitos trazendo assim a Fricção Interétnica.
O etnocentrismo também será questionado voltado para a identidade, valores étnicos, cultura alheia equivocada, conduzindo assim para o genocídio cultural. A resposta para que haja um caminho de convivência interétnica enriquecedora aparece na tolerância que constrói um modelo de Estado pluriétnico.
De forma resumida, nas seguintes linhas deste trabalho situam as categorias que são indicativas e necessárias para a compreensão da Antropologia jurídica. Portanto é esclarecida brevemente a