Antrpologia
b) A alteridade é o contato entre sociedades diferentes, onde por maiores que forem as suas diferenças sempre ocorre a troca de informações mesmo em graus diferentes.
c) A tolerância é o respeito e valorização dos traços de singularidade do “outro”.
d) A etnia é a definição de um povo , marcada por traços culturais que lhe dão uma identidade própria. Muito além dos traços físicos, os contornos da etnia são de natureza essencialmente cultural.
2. A visão etnocêntrica é ver o outro como diminuído e ser a própria etnia a referencia absoluta, é perseguir, inferiorizar a etnia do outro. Uma das formas de etnocentrismo é o genocídio cultural ou etnocídio, que é negar a um povo o direito de desfrutar, desenvolver e transmitir sua própria cultura é impor um processo de aculturação de uma cultura por outra.
3. A fricção interétnica se trata do processo de encontro entre identidades diferentes que é marcado por tensões e conflitos, muitas vezes, até com violência, tanto no plano físico quanto simbólico. ela ocorre por que o “outro” sempre foi motivo de antagonismo e estranheza e, na maioria das vezes, visto na perspectiva de humanidade inferior, ou seja, é preciso diminuir o outro para elevar a própria estima.
4. Tanto o núcleo penal do crime de etnocídio como o crime de apartheid tem como base a crença na superioridade racial ou étnica e na exclusão do “outro”. Os dois buscam a eliminação do “outro”, seja pela segregação, característica do apartheid, ou pela integração forçada, ou aculturação, prática mais constante do etnocídio.
5. Tolerância significa respeito e valorização dos traços de singularidade do “outro”, prega o reconhecimento da diversidade e a possibilidade de convivência justa e criativa das pluralidades. É ,também, o plano de ação de uma ordem pluralista, é o próprio fundamento