antrpologia
CURSO DE FISIOTERAPIA
JESSICA SILA SANTOS
WANDO SOUZA PAGANI
ANTROPOLOGIA DA SAÚDE
VILA VELHA
JUNHO-2013-1
WANDO SOUZA PAGANI
JESSICA SILA SANTOS
ANTROPOLOGIA DA SAÚDE
Paper do curso de Graduação em FISIOTERAPIA, apresentado à Universidade Vila Velha- ES, como parte das exigências da disciplina de antropologia sob a orientação do professor Philipi Gomes Alves Pinheiro
Índice
Antropologia da saúde
Natureza e cultura
O curandeiro
Conclusão
INTRODUÇÃO
A antropologia da saúde corresponde a uma especialização ou aplicação da antropologia ao estudo do comportamento humano para obtenção e manutenção da saúde através de práticas culturais. Os trabalhos produzidos por antropólogos e cientistas sociais evidenciam que não há como dissociar um fato social (adoecer), do contexto ou realidade construída pela sociedade, com sua linguagem e cultura características próprias de cada grupo.
Essa prerrogativa nos remete a questão: Como cada grupo entende o processo de adoecimento, tratamento e efetivamente cura, ou até a impossibilidade da mesma? Observamos que até mesmo de pessoa para pessoa, a forma de encarar uma doença terminal, por exemplo, varia. Do ponto de vista antropológico, somos levados a crer que se trata da manifestação da cultura no agir do individuo.
Neste paper procuramos, com o direcionamento das obras de François, Strauss e kleinman, discutir suas linhas de pensamento, no que diz respeito de como a antropologia vê e explica essas varias praticas tão discrepantes, mas que compartilham o mesmo intuito de aliviar o sofrimento do doente.
Essa pesquisa foi concebida através do estudo de fragmentos de artigos cientifico e dissertações obtidos pela internet.