Antrpologia
Sumário
Introdução 5
Desenvolvimento 6
Conclusão 7
Bibliografia consultada 8
1.0 Introdução
A antropologia assim como as outras ciências sociais teve uma história de ascensão como ciência propriamente dita. No século XIX a ciência entrou em ascensão trazendo à tona o surgimento de várias ciências, principalmente as sociais. Foi nessa etapa que surgiu a antropologia pela necessidade de se estudar a raça humana em termos de semelhanças e diferenças culturais.
A Antropologia cultural caracteriza-se em estudar as organizações culturais humanas, levando em conta o presente, passado e futuro, considerando-se os aspectos físico-sociais em que a sociedade se forma. Com todas essas vertentes, chega um momento na Antropologia em que surgem questões abrasadoras que envolvem toda uma gama histórica social, e uma dessas questões é o etnocentrismo.
O etnocentrismo são correntes disfarçadas ou não, tende mostrar modos, maneiras, tipos, modelos de sociedade ou culturas que tentam colocar-se como melhores, mais eficientes, mais bonitas, etc.
1.1 Desenvolvimento
Etnocentrismo é um conceito empregado para designar maneiras egoístas de se sobrepor entre culturas, povos, sociedades em geral. Falar sobre o tema é indagar sobre muitos fenômenos que envolvem a sociedade. Esse é um fenômeno também fortemente enraizado ao contexto, pois são altamente sócio-culturais, inerentes à própria sociedade, por isso diz-se que este problema não é exclusivamente de uma dada época nem de uma única sociedade.
“O etnocentrismo passa exatamente por um julgamento do valor da cultura do “outro” nos termos da cultura do eu “... Isso acontece porque o grupo do ‘eu’ sempre é a melhor visão para o