Antrpologia
Em 1904, no Congresso Internacional de Arte e Ciência, que ocorreu na cidade de Saint Louis, no estado do Missouri, ele proferiu um texto no qual definiu a história da Antropologia. Segundo Boas, em seu primórdio, a Antropologia era algo apenas especulativo. Os antropólogos eram apenas preocupados com a vida mental e física , a antropologia era um ramo da biologia, das ciências da mente, preocupada com o estudo das linguagens ,artes, religiões, invenções, organizações sociais e leis.
Para Boas havia dois métodos de pesquisa na antropologia: uma histórica, que buscava reconstruir a história real da humanidade e; uma generalizadora, que estabelecia as leis de desenvolvimento da antropologia. Segundo ele, havia uma especialização geográfica (responsável pelo estudo de habitantes de regiões remotas ) e uma especialização histórica ( que buscava elucidar a história antiga da humanidade , baseando-se em heranças de tempos antigos que persistiam com o passar dos tempos ).
Boas acreditava que existiam desde a antiguidade curiosidades por costumes e aparências dos habitantes de terras distantes. Ele defendia que somente na segunda metade do Século XVIII surgiria um conceito fundamental de antropologia , bem formulado pelas racionalistas,porém os estudos permaneceriam especulativos e dedutivos. Boas via que o papel do geógrafo como realizador de descobertas geográficas era determinante para melhor compreender as relações entre homem e natureza. Desta maneira, as questões psicológicas e as formas de cultura de um determinado ambiente geográfico seriam descritos com melhor acurácia. Quanto a segunda metade do Século XIX, Boas definia como um período onde os três pontos de vista que predominavam nas fontes antropológicas estavam ligados ao caráter: histórico, geográfico e classificatório. Neste mesmo período, Charles Darwin lançaria seu livro sobre a origem das espécies e passaria a defender a idéia de que os fenômenos do presente