etmologia
Ética é o ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.
A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”.
MORAL
É um conjunto de regras, de normas que organizam a vida cotidiana.
NOSSAS AÇÕES
Nossos sentimentos, nossas condutas, nossas ações e nossos comportamentos são modelados pelas condições em que vivemos (família, classe e grupo social, escola, religião, trabalho, circunstâncias políticas, etc.).
Somos formados pelos costumes de nossa sociedade, que nos educa para respeitarmos e reproduzirmos os valores propostos por ela como bons e, portanto, como obrigações e deveres.
Dessa maneira, valores e maneiras parecem existir por si e em si mesmos, parecem ser naturais e intemporais, fatos ou dados com os quais nos relacionamos desde o nosso nascimento: somos recompensados quando os seguimos, punidos quando os transgredimos.
AGIMOS SEM REFLETIR E CONSIDERAMOS ALGUNS
(OU MUITOS) VALORES COMO NATURAIS.
ETHOS E MORES
A palavra costume se diz, em grego, ethos – donde, ética – e, em latim, mores – donde, moral. Em outras palavras, ética e moral referem‐se ao conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e que, como tais, são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros.
ETHOS
A palavra Ethos, escrita com a vogal breve (ethoscom epsilon), significa caráter, índole natural, temperamento, conjunto das disposições físicas e psíquicas de uma pessoa. Nesse segundo sentido, ethosse refere às características pessoais de cada um que determinam quais virtudes e quais vícios cada um é capaz de praticar. Refere‐se, portanto, ao senso moral e à consciência ética individuais.
GÊNESE DA MORAL OCIDENTAL
Dirigindo‐se aos atenienses, Sócrates lhes perguntava qual o sentido dos costumes estabelecidos (ethoscom eta: os valores éticos ou morais da coletividade, transmitidos de geração a