Etiqueta a mesa
Curso Técnico em Eventos
Etiqueta Social Aplicada a Eventos
MANUAL DE
ETIQUETA À MESA
Profa. Fernanda Trindade
Aluno: ________________
1. Mise-en-place
Mise-en-place é um termo francês que significa literalmente “colocar no lugar”, ou seja, preparar o local para o que acontecerá. Sendo assim, o mise-en-place para uma refeição é a arrumação dos pratos, talheres, copos, etc., que serão utilizados pelos comensais. Entendendo como se monta um mise-en-place, entende-se automaticamente como se usam todos os utensílios.
2. Show-plate ou sousplat
O primeiro item a ser arrumado na mesa é o show-plate (termo inglês) ou sousplat
(termo francês), que consiste em um prato onde não é servida nenhuma comida. Ele serve apenas como suporte para todos os pratos de cada serviço da refeição. A posição do show-plate deve ser exatamente na frente do comensal e um dedo para dentro da borda da mesa.
3. Pratos
Dependendo do tipo de serviço que será executado, há duas situações:
a) O prato da primeira entrada se apresenta vazio em cima do show-plate, fazendo parte do mise-en-place, antes da chegada do comensal;
b) O prato da primeira entrada será servido pelo garçom, já com a comida, após a chegada do comensal. Nesse caso, apenas o show-plate fará parte do mise-en-place.
Em qualquer um dos dois casos, ao final de cada serviço, o prato vai sendo retirado e os subsequentes vão sendo servidos, sempre em cima do show-plate. Assim, o comensal não precisa se preocupar com a correta utilização dos pratos, pois estará sempre um de cada vez na mesa.
4. Talheres
Os talheres costumam assustar um pouco, pois se apresentam todos que serão utilizados até o fim da refeição, já na mise-en-place. Por isso, exigem um pouco de cuidado, afinal a disposição dos talheres vai depender do cardápio que será servido na refeição. As facas de mesa e de entradas ficam sempre ao lado direito do prato com a serra voltada para o