Idade Média
Entre a Idade Moderna e a Idade Antiga havia, portanto uma idade intermediária, sendo a média entre esses dois períodos. Assim nasceu o conceito de Idade Média. Seu início é marcado pela tomada de Roma pelos germanos: a derrubada do Império Romano do Ocidente, no ano de 476. O fim da era medieval é dado pelo ataque de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, tomada pelos turcos em 1453.
A Alta Idade Média é o período da história Medieval que tem início na queda do Império Romano do Ocidente (476) até o ano 1000. Corresponde ao período de formação e estruturação do feudalismo.
A Baixa Idade Média é o período da história Medieval que vai do século XIII ao XV. Corresponde a fase em que o sistema feudal estava entrando em crise. Muitas mudanças econômicas, religiosas, políticas e culturais ocorrem nesta época.
Vida medieval
Nas famílias camponesas, todos trabalhavam muito. Além de cuidar das terras do senhor do feudo os camponeses cultivavam seus lotes e cuidavam dos animais e dos trabalhos artesanais e domésticos vivendo em cabanas cobertas de palha sem nenhum luxo. Já os nobres habitavam em lugares com muito luxo, geralmente castelos. Nas cidades, aglomeravam-se e conviviam todos os tipos de pessoas e profissões: ricos, comerciantes, taberneiros, artesãos, padeiros, relojoeiros, joalheiros, mendigos, pregadores, vendedores ambulantes, menestréis, etc. E na periferia das cidades, bastante discriminados pela maioria da população, viviam outros grupos: judeus, muçulmanos, hereges, leprosos, homossexuais e prostitutas, que estiveram entre os quais perseguidos e reprimidos pela Inquisição.
Igreja
A Igreja católica surgiu durante o Império Romano, mas foi durante a Idade Média que se consolidou como a mais importante instituição da Europa ocidental. Naquela época, não havia quem duvidasse da existência de Deus: ser católico era tão natural quanto o ato de respirar. A partir do século XV, os europeus levariam sua cultura para diversas