Etiqueta a Mesa
e organização do departamento de alimentos e bebida, suas funções, ciclos e processos. Funções gerenciais em A&B; gerenciamento de serviços de restaurantes, elaboração de cardápios e fichas técnicas; gerenciamento de cozinha. Gastronomia como atrativo.
Por: Natana Thais Bolzon e Carla
Cristina da Silva
Código
de Comportamento necessário
Ser chic é muito mais que andar com roupas de grife
Seu comportamento diz muito sobre você
Serviço
à francesa
Em matéria de etiqueta à mesa, é o mais requintado, deve ser realizado somente em ocasiões especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros). São situações protocolares, como numa embaixada por exemplo.
Neste serviço deve-se tomar precauções dobradas: o garçom deve estar impecável. O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião. Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva.
Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.
O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não deve nunca esbarrar nos convidados enquanto serve e nem se encostar à mesa.
Serviço
à inglesa
O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir (como no à francesa), pois o garçom o fará.Ele é servido de duas formas, à inglesa direto ou indireto (com utilização do carro de serviço/guéridon), à russa ou à americana.Existem alguns equívocos de como são retirados os pratos no caso de serviço à francesa (e inglesa),o correto é que os pratos sejam servidos e retirados pelo lado esquerdo, na troca, retira-se o prato pela esquerda e