Etica e Marketing
Graduação em Administração
Marketing II
Ética e Marketing
A discussão sobre ética no marketing, sinteticamente definida como o padrão de conduta e de moral vigentes no meio empresarial, permitindo a distinção entre o certo e o errado, o aceitável e o inaceitável (Gaski, 1999; Srour, 2000; Ferrell, Fraedrich e Ferrell, 2001). O sistema capitalista impôs ao mundo maneiras fundamentadas, dinâmicas e muitas vezes ousada para se obter o lucro, e o marketing é uma ferramenta muito importante no cenário capitalista em que vivemos. A literatura permite apontar algumas categorias de questionamentos éticos com os quais o marketing se defronta. Uma delas, mais genérica, e está intrinsecamente ligada às características do sistema capitalista no que diz respeito ao estímulo materialista despertado pelo marketing e por suas ferramentas principais, especialmente a propaganda, outra é a forma como as empresas se comportam perante ao consumidor final e outro agentes.
Alguns questionamentos éticos passam a ser percebidos quanto ao uso do marketing como ferramenta de manipulação de vendas para as empresas afim de buscar o lucro, entre eles pode se perguntar: se o produto pode causar dano ao consumidor? a comunicação promete vantagem que o produto não oferece? os preços praticados nas promoções estão realmente abaixo daqueles praticados normalmente? estas são algumas das perguntas que devemos fazer ao observar a maneira ética que as empresas e organizações vem buscando e fazendo no mercado para se obter cada vez mais lucro.
O professor John F. Gaski (199) realizou várias pesquisas em trabalhos acadêmicos publicados afim de demonstrar como estaria o andamento da ética no marketing no meio, onde ele categorizou quatro indicações éticas que o profissional de marketing deve tomar como base para suas decisões. Nestas quatro categorias existe um conjunto de recomendações e prescrições sobre postura ética no marketing. Todas as indicações,