Etica e financas
É preciso que empresas, políticas e normas assegurem que sejam atendidas as necessidades humanas de bens e serviços escassos, possibilitando o desenvolvimento das pessoas, individualmente e em relação a sociedade.
Este e o valor da riqueza em seu amplo sentido.É dentro deste conceito que um empreendimento não lucrativo, ou que não aprende resultados, é tratado como não ético.
Muitos profissionais parecem despertar para ética em finanças no momento em que grandes escândalos são divulgados.
Ex. escândalo da bolsa de valores, investimentos....
No dia a dia, porem se as transações financeiras não estiverem apoiadas em determinadas regras e comportamentos morai, o mercado se ressentira e a e a impressão de oportunismo poderá comprometer negativamente os investimentos de muitos cidadãos, de empresa e de instituições financeiras.
Enquanto na administração financeira buscam os meios, na ética é necessário considerar o fim e o objeto.
Assim, a um administrador financeiro cabe a tarefa de escolher a opção que maximize a riqueza dos acionistas ou investidores, considerando as conseqüências éticas dessa ação.
A ética e necessária no ramo de serviços financeiros, todo produto tem que ser desenvolvido para atender as necessidades das pessoas e seu marketing deve ser feito de maneira responsável, sem táticas enganosas.
( como cita o livro, as instituições devem gozar da reputação de comportamento ético para atrair a confiança dos clientes, da mesma forma que os médicos e advogados).
Á ética da virtude parece constituir um bom norte para a atividade financeira.
A gestão de negócios em geral, preocupa-se em ser ética não porque isso gere lucros, mas porque, ela acontece entre seres humanos, os quais em qualquer circunstancias, devem agir corretamente, com independência em relação as conseqüências.
Para evitar qualquer tipo de coação, o administrador deve informar de forma correta e compreensível as