Ética e as finanças corporativas
ÉTICA E AS FINANÇAS CORPORATIVAS
Marta Gorete Campos Sampaio**
Resumo
Ética por tratar-se de um tema atualíssimo, existe muito material divulgado e publicado contemplando o mesmo, mas a ética na área de finanças não tem recebido a importância necessária. Este artigo aborda os principais conceitos que compõem a ética e sua aplicabilidade na área de finanças. Dentre os tópicos abordados estão ética nas corporações financeiras, os stakeholders e o código de ética. O método utilizado foi o bibliográfico.
1. Introdução
A Ética é universal, ela orienta a consciência humana. Trata-se de um produto da história e da cultura, sendo assim determina o que é virtude, o que é bom ou mal, permitido ou proibido, certo ou errado, para cada cultura e sociedade. A Ética tem o seu conceito, mas como medir sua aplicação correta, por tratar-se de um tema tão complexo e conforme o entendimento de cada indivíduo, o que parece correto para um pode ser errado para o outro. As empresas passam a perceber que valores como respeito ao consumidor, transparência nas relações com seus públicos, honestidade, preocupação com o meio ambiente e comunidade ,e integridade nas demonstrações financeiras são de grande importância para a imagem das mesmas. Sendo assim , será explicitado inicialmente o conceito de ética e após veremos a sua aplicação na prática e o que isto acarreta em uma corporação
* Artigo elaborado como exigência parcial da Disciplina de Ética do Curso de Pós-Graduação em Finanças Corporativas , ministrada pelo Professor Fábio Rocha, para a Turma 2008B.
** Pós- Graduando em Finanças Corporativas pela UNIFACS, Bacharel em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Bahia (FACCEBA)
2
financeira.
2. A Ética
Destaca-se , inicialmente, não existir um consenso sobre definição de ética e o seu conceito varia, segundo os autores, entre os enunciados das regras normativas e a reflexão sobre a noção de Bem.