A formação do estado moderno
INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO GLORIOSA PARA A FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO 1
REVOLUÇÃO AMERICANA E FRANCESA 2
CONTRIBUIÇÕES DA REVOLUÇÃO AMERICANA NA CRIAÇÃO DO ESTADO MODERNO 5
CONTRIBUIÇÕES DA REVOLUÇÃO FRANCESA NA CRIAÇÃO DO ESTADO MODERNO 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO GLORIOSA PARA A FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO
O Estado Liberal, também definido como uma espécie de terceiro desdobramento do Estado Moderno – tem três fases históricas mais ou menos determinadas. A primeira fase remonta à Revolução Gloriosa de 1688, na Inglaterra. Neste primeiro momento, o que se reivindicava mais especialmente eram os direitos individuais.
A Revolução Gloriosa é o nome dado pelo movimento ocorrido na Inglaterra entre 1688 e 1689 no qual o rei Jaime II foi destituído do trono britânico.
Durante o seu reinado de três anos, o rei Jaime II tornou-se vítima da batalha política entre catolicismo e protestantismo, bem como entre os direitos seculares da coroa e os poderes políticos do Parlamento.
Sem derramamento de sangue, pois foi uma revolução em grande parte não violenta, e representando um compromisso de classe entre os grandes proprietários rurais e a burguesia inglesa, a Revolução Gloriosa marginalizava o povo além de mostrar que para acabar com o absolutismo, não era necessária a eliminação da figura do rei, desde que esse aceitasse se submeter às decisões do Parlamento. Representando a transição política de uma Monarquia Absolutista para uma Monarquia Parlamentar, a Revolução Gloriosa inaugurava a atual política inglesa onde o poder do rei está submetido ao Parlamento.
A Revolução Gloriosa marcou um importante ponto para o direcionamento do poder em direção do parlamento, afastando a Inglaterra permanentemente do absolutismo. Foi aprovado no parlamento a “Declaração dos Direitos” (civis e políticos) da Inglaterra (Bill of Rights), marco histórico do Estado Moderno liberal, onde