A formação dos estados modernos
S U M Á R I O
1. INTRODUÇÃO
- Conceito
2. DESENVOLVIMENTO a. Como e quando surgiu
b. O ABOLUTISMO MONÁRQUICO
c. Formação dos Estados Modernos
- Portugal
- Espanha
- França
- Inglaterra
d. Formação do Estado Moderno sob Enfoque do Absolutismo e Mercantilismo
3. Conclusão
INTRODUÇÃO
A Idade Média foi um período de mudanças radicais na civilização ocidental. Uma era de transição na ECONOMIA (com o capitalismo nascente rompendo as formas feudais), com a CULTURA (com o brilho do renascimento), e na RELIGIÃO (Com a contestação da Reforma Protestante). Nesta época o homem revolucionou os mapas geográficos conquistando novos continentes. Cresceu o mundo e com ele as fronteiras da mente humana.
Conceito
Estado é uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente.
A ascensão do "Estado moderno", como um poder público que constituem a suprema autoridade política dentro de um território definido dentro da Europa Ocidental, está associado a gradual desenvolvimento institucional que começa no final do século XV, culminando com a ascensão do absolutismo e do capitalismo.
O Estado moderno, na concepção gramsciana, não poderia constituir-se, somente, como instrumento de coerção a serviço da classe dominante, pois para poder manter-se, a força deve revestir-se de consenso, isto é, combinar coerção e hegemonia.
“O Estado moderno se constitui de um conjunto de instituições públicas que envolvem múltiplas relações com o complexo social num território delimitado” (O’Donnell,1986).
DESENVOLVIMENTO
A. Como e quando surgiu
O Estado Moderno nasceu na segunda metade do século XV, a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como a França, Inglaterra e Espanha, e