Ensino Superior
introdução
Neste trabalho iremos apresentar a importância que a ética traz a todas as organizações, com foco na ética financeira. Partindo dos conceitos de ética serão esclarecido algumas condutas a serem seguidas pela sociedade empresarial e pelos grupos que a compõem, entre elas, comportamento, valores humanos e princípios morais. No que se trata de finanças os empresários visam o lucro da empresa, administrando seus recursos, porém não podem deixar de ser éticos, principalmente não infringindo normas e regulamentos que venham a prejudicar terceiros.
1. ÉTICA
Entende-se por ética o conjunto de valores e princípios morais, onde busca analisar o comportamento humano, sua maneira de ser, agir e seus costumes perante a sociedade em que está inserida.
“A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.” (Ética: valores morais e princípios sociais. Disponível em: . Acesso em 03 out. 2012).
Ética não é uma lei, ela é considerada como a moral de cada indivíduo, seu caráter, os sentimentos que cada um possui, são normas que conduzem as ações de acordo com o bem e o mal, isso tudo sendo construída no grupo de pessoas, buscando a igualdade e solidariedade, extraído do conhecimento e experiência de toda a humanidade.
Segundo Moreira (2002) “até o final da idade média a ética era, basicamente, aristotélica, ou seja, acreditava-se em um absoluto ético. Aristóteles acreditava que as pessoas buscavam o que era bom, assim seus desejos naturais eram sempre bons, tendo dificuldade de diferenciar o certo e o errado.” Luis Fernando Moreira. A respeito de ética e finanças. Disponível em: . Acesso em 01 out. 2012.
Antigamente as pessoas entendiam que ética era buscar o que era bom, não conseguindo diferenciar o certo e o errado dos casos que