Ensino superior
Resumo: Reflexões acerca da história da educação superior no Brasil, desde a colônia e república, perpassando pelo período da ditadura militar até os dias atuais. São especialmente discutidas as bases culturais que moldaram e ainda moldam as concepções sobre educação superior no cotidiano administrativo e pedagógico nos espaços universitários brasileiros.
Palavras-chaves: ensino superior, história, instituições de ensino superior
Abstract:
Key works: higher education, history, higher education institutions
Diante dos impactos das políticas econômicas dos países desenvolvidos na América Latina como a abertura do mercado internacional e o fim das políticas protecionistas, não apenas os setores produtivos da indústria, comércio e prestação de serviços se adaptaram às exigências e demandas diante da nova conjuntura econômica, mas também as políticas públicas, com destaque na área da educação.
É possível afirmar que, mesmo diante da necessidade de responder a toda uma conjuntura sócio, econômica e cultural e reconhecendo a educação como o “pulso da sociedade” (DELORS, 2006), a educação brasileira tem um longo caminho para percorrer e muito ainda que avançar.
No Brasil, por mais que seja possível identificar os inúmeros problemas na área da educação superior, as indicações à superação não impactam o cotidiano das redes de ensino pelas barreiras culturais estruturadas ao longo da história da educação no Brasil.
Apesar de todas as produções científicas contemporâneas e das sucessivas reformas educacionais, mais de 500 anos se passaram sem que as mudanças alterassem a cultura arcaica de pensar e fazer educação, um legado enraizado ainda do Brasil Colônia- Império.
Na educação superior esse cenário não é diferente, talvez ainda mais comprometido pelos conflitos e tensões gerados no Sistema Educacional Brasileiro,