ensino superior
Incentivar faculdades e universidades a realizar pesquisas que resultem em propostas inovadoras para subsidiar as diferentes dimensões da sustentabilidade, da equidade social e de novos conhecimentos.
Incentivar a articulação ente o ensino médio e o superior, de modo a se criar políticas para diminuir a evasão dessas modalidades de ensino.
Plano de valorização do professor
Implementar um programa federal para que a União apoie financeiramente estados e municípios a fim de que aumentem o piso nacional dos professores em quatro anos.
Estimular a criação e a melhoria de planos de carreira e de salários e avaliar desempenho e resultados tendo como referência as boa práticas já existentes e articulando de forma efetiva a carreira à formação inicial e continuada.
Mobilizar a sociedade em torno da valorização simbólica dos profissionais da educação e da importância do conhecimento no mundo atual.
Oferecer condições de trabalho adequadas aos professores e reposicionar a escola como espaço de trabalho colaborativo e criativo, local de escuta e diálogo.
Marina propõe aumento do piso salarial dos professores, esse incentivo é muito importante que por sinal já existem legislações que garante, porém a candidata não mostra com clareza e nem de onde sairá recursos necessários para esse investimento.
Marina promete fortalecer as políticas de acesso as cotas, financiamentos e o ProUni, porém não deixa claro o que será feito nesse sentido. Para que possamos garantir o acesso e a permanência é necessário aumentar as vagas nas universidades públicas, dar mais oportunidades através de títulos, para pessoas oriundos de escolas públicas, a negros e baixa renda. Deixar para corrigir esse problema na entrada da universidade é muito tarde, essa questão tem que ser vista