etica em saude
Prezado (a) aluno (a).
Seja bem-vindo. É com muita satisfação que convidamos você a participar desta Web Aula que tem como objetivo apresentar a disciplina SAÚDE DA MULHER, tema tão importante nos dias atuais, o qual nos mostra que as necessidades de saúde da mulher são diferentes das do homem em muitos sentidos e propõem desafios especiais que derivam de seus papéis como mãe (ou como possíveis mães futuras) e de sua tradicional situação de subordinação no lar, na comunidade e no local de trabalho.
As desigualdades de gênero, ou seja, aquelas que se expressam quando se compara situações de saúde entre homens e mulheres, ainda são enormes em nosso País.
Você percebe esta desigualdade na sua comunidade, no seu bairro ou local de trabalho/estudo?
Estas desigualdades, na maioria dos casos, são desfavoráveis às mulheres e precisam ser consideradas para orientar nossos planos e ações de saúde.
A discriminação e as difíceis condições de sobrecarga das mulheres, em decorrência do acúmulo das funções na casa, na família, no trabalho e na comunidade, dão embasamento dessa desigualdade entre mulheres e homens, levando à vulnerabilidades e riscos diferenciados para a saúde destas mulheres.
Vamos definir o que é gênero?
Gênero: é o conjunto de relações, atributos, papéis, crenças e atitudes que definem o que significa ser homem ou ser mulher.
Após ler o texto sobre gênero, você diria que, apesar de tantas dificuldades, as mulheres conquistaram um espaço de respeito dentro da sociedade nos dias atuais? Debata este assunto no Fórum e saiba a opinião de seus colegas também!
O mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, sempre é marcado por debates, encontros, ações e novas políticas para estas mulheres, onde são discutidas medidas que buscam mais segurança, saúde, educação e desenvolvimento econômico.
O assunto a seguir é sobre a luta das mulheres pela sua saúde. É importante conhecer