Ethos Pathos E Logos Teste
O Ethos está centrado no orador pelo que o seu modo de ser social, têm uma importância máxima. As técnicas utilizadas para a persuasão relacionam-se diretamente com este. O orador deve, por isso, ter um pré-conhecimento do auditório de modo a poder utilizar argumentos que sejam favoráveis à adesão do mesmo. Os dispositivos retóricos a utilizar devem ter em vista uma afirmação como perito ou recorrer a peritos na área que está a expor. Os argumentos a evitar são aqueles que atacam o homem uma vez que o auditório passa a entender as palavras do orador como ofensas pessoais.
O Logos centra-se no próprio conteúdo do discurso, ou seja, na argumentação lógica apresentada pelo orador. A persuasão do auditório consegue-se utilizando argumentos que sejam claros e objetivos de modo a serem compreensíveis e reconhecidos como válidos por grande parte do auditório. Os dispositivos retóricos mais utilizados são os exemplos, que permitem ligar o discurso à realidade tornando-o mais compreensível, e os entimemas, argumentos em que é omitida ou mais uma premissas que poderiam contrariar a conclusão. Contudo deve-se ter cuidado com uso dos entimemas pois ao serem descobertos vão descredibilizar o próprio orador.
O Pathos representa aquilo que é pressuposto o auditório sentir sobre um determinado assunto. As técnicas utilizadas consistem em despertar no auditório sentimentos que sejam favoráveis à tese que está a ser defendida. Os dispositivos retóricos devem orientar-se em dois aspetos essenciais: devem mostrar que a maioria das pessoas se sente de uma dada forma em relação à tese, e devem promover sentimentos de compaixão perante o discurso. Os argumentos a evitar são aqueles que vão ofender os principais valores que existem na maioria dos ouvintes e que poderão impedir a aceitação da tese em defesa.