Teste
Questão 1. Porque podemos dizer que a retórica é necessária?
A retórica é necessária porque é a arte de bem falar, utiliza a linguagem e a eloquência (valorizar mais a forma do que o conteúdo) como instrumentos mas não como objectivos finais, além de visar o esclarecimento e a compreensão.
Questão 2. Porque podemos dizer que a retórica é perigosa?
A retórica pode ser considerada perigosa, visto que através da retórica, os indivíduos podem ser manipulados a fazerem coisas consideradas imorais.
Questão 3. Que dimensões do discurso argumentativo privilegia aquele que quer unicamente persuadir um auditório (ethos, pathos, logos)? Porquê?
O ethos e o pathos são as dimensões do discurso argumentativo que privilegiam aquele que quer unicamente persuadir um auditório, uma vez que a persuasão é obtida quando o discurso é proferido de maneira a deixar no auditório a impressão de que o carácter do orador o torna digno de fé, confiança e credibilidade (ethos). A argumentação funda-se no pathos quando se trata de tentar obter a persuasão usando o discurso, para suscitar no auditório sentimentos favoráveis à recepção da tese que se quer transmitir. O discurso apela aos sentimentos e emoções dos ouvintes para que estes adiram mais facilmente às teses do orador.
Questão 4. Que dimensões do discurso argumentativo deve o filósofo privilegiar? Porquê?
O filósofo deve privilegiar do logos, visto que este tipo de argumentação valoriza os próprios argumentos. Neste caso, obtém-se a persuasão através de argumentos que levam o auditório a acreditar que a perspectiva do orador é correta. O logos é, portanto, o tipo de argumentação centrado na tese e nos argumentos, devendo apresentar-se de forma estruturada do ponto de vista lógico-argumentativo. A argumentação deverá ser clara e compreensível.
Questão 5. Em que consiste a dialética filosófica?
Denominamos de dialética filosófica a troca de argumentos a favor e contra uma ideia, ou seja, quem