The Great Debaters - Análise Retórica
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO – 2012.2
RAFAELA DE SIQUEIRA
Análise Retórica
The Great Debaters – O Grande Desafio (2007)
PROF. ALESSANDRA ALDÉ
The Great Debaters – O Grande Desafio
O filme de 2007, traduzido para o português com o título de “O Grande Desafio” é, além de uma recapitulação dos conteúdos discutidos em sala de aula, uma visão mais prática da aplicação das técnicas de argumentação descritas nos textos de Olivier Reboul. Podemos encontrar nos debates do filme alusões ao sistema retórico e as fases da construção de um argumento, os métodos de persuasão (ethos, pathos e logos) e figuras de retórica como a ironia e a epanalepse, como pode ser visto nos exemplos a seguir, retirados do filme:
“Quando eu era criança, falava como criança, entendia como criança, pensava como criança. Mas quando me tornei um homem, deixei as coisas de criança para trás.”
O primeiro discurso do filme, proferido pelo Dr. James Farmer implicita o acordo prévio entre o orador e seu público (alunos ingressantes numa universidade), ciente de sua importância como orador e de seu discurso, qualidades que são ressaltadas e confirmadas em outro momento, quando um dos personagens comenta sobre a influência e os conhecimentos do Dr. Farmer. O orador tenta persuadir os jovens ingressantes através de seu ethos.
Também pode ser encontrado no primeiro momento do filme uma alusão à função pedagógica da retórica na seguinte passagem:
“Temos o trabalho mais importante da América: a educação dos nossos jovens. Devemos impressionar os nossos jovens.”
Ao fim do discurso de abertura do filme há, também, uma frase bastante conhecida que nos lembra da Alegoria da Caverna, de Platão, que também é uma importante figura de retórica.
“A saída da obscuridade para a gloriosa luz.”
A frase representa a descoberta do conhecimento, da educação pela qual os