Ethernet
Em 1973, os pesquisadores Bob Metcalfe e David Boggs criaram e testaram a primeira rede Ethernet. Metcalfe tentava conectar o computador "Alto" da Xerox a uma impressora e acabou desenvolvendo um método físico de cabeamento que conectava os dispositivos na Ethernet. Ele também criou os padrões de comunicação em cabos. Desde então, a Ethernet se tornou a tecnologia de redes mais popular do mundo. Muitos dos problemas da Ethernet são parecidos com os problemas das outras tecnologias de rede. Com o amadurecimento das redes, o padrão Ethernet cresceu para agregar novas tecnologias. Mas os mecanismos de operação de todas as redes Ethernet atuais se baseiam no sistema original de Metcalfe. O conceito original de Ethernet é: comunicação compartilhada por um único cabo para todos os dispositivos da rede. Uma vez que o dispositivo está conectado a esse cabo, ele tem a capacidade de se comunicar com qualquer outro dispositivo. Isso permite que a rede se expanda para acomodar novos dispositivos sem ter de modificar os dispositivos antigos.
TOPOLOGIAS DA REDES (FÍSICAS)
Barramento
Em uma topologia do tipo barramento, todas as estações de trabalho estão conectadas a um cabo central ou barramento. A dependência de um único cabo, estabelece um risco em que, se houver uma falha, todas as estações de trabalho no barramento serão desativadas.
Vantagens:
* Uso de cabo é econômico; * Mídia é barrata e fácil de trabalhar e instalar; * Simples e relativamente onfiável; * Fácil expansão.
Desvantagens:
* Rede pode ficar extremamente lenta em situações de tráfego pesado;
* Problemas são difíceis de isolar;
* Falha no cabo paralisa a rede inteira.
Estrela
Na topologia em forma de estrela, cada estação de trabalho está ligada diretamente a um dispositivo central chamado "HUB", que por sua vez está ligado ao servidor de arquivos.
Vantagens:
* A codificação e adição de novos computadores é simples; *