Eteno na industria
O eteno ou etileno é um hormônio vegetal presente em todos os órgãos vegetais e em alguns fungos. Sintetizado a partir da metionina, o gás etileno (C2H4) atua em concentrações baixas, participando da regulação de quase todos os processos de desenvolvimento das plantas. O etileno realiza a biossíntese em diversos tecidos em resposta ao estresse, principalmente nos tecidos submetidos ao amadurecimento.
Esse hormônio pode ser endógeno (produzido por tecidos nas raízes, caules, folhas, flores e/ou frutos) ou exógeno (proveniente do meio externo). Quase todos os compostos orgânicos liberam etileno quando são aquecidos ou oxidados, tornando o gás etileno presente em toda a atmosfera, principalmente nas áreas de atividade industrial.
Industrialmente, ele é obtido pela quebra de alcanos de cadeias longas e é o mais importante dos compostos orgânicos na indústria química.
O etino é amplamente conhecido no meio industrial como acetileno, nomenclatura esta aceita pela IUPAC. É encontrado em maçaricos de oxiacetinelo, pois sua chama atinge temperaturas elevadas, de aproximadamente 3000 °C. Além disso, é matéria prima para vários componentes, como tintas e fibras têxteis.
Em algumas situações particulares, o Eteno pode ser usado na produção de Álcool etílico, também chamado de Etanol ou Álcool comum. Esse processo é usado em países com pequena extensão territorial ou em climas não-propícios à produção de cana-de-açúcar, que no Brasil, por exemplo, é a matéria prima do álcool comum. Durante o processo de produção do etanol sem cana-de-açúcar, o etileno reage com água, produzindo o etanol.
Dentre as inúmeras características do Eteno, pode-se citar sua utilização como agente responsável pelo amadurecimento de frutas. Essa propriedade do Eteno é usada no amadurecimento acelerado de frutas. Normalmente, as frutas são colhidas ainda verdes, devido a problemas de transporte e armazenamento, deixados em grandes armazéns refrigerados. No momento de serem comercializadas,