Pol Meros 2
ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
BIANCA DE ARAUJO MENDES DA SILVA
PRODUÇÃO DE MONÔMEROS NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA PARA PROCESSOS DE POLIMERIZAÇÃO
Fabricação de PVC e PMMA
São Gonçalo
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 3
3 PVC 3
3.1 Síntese do Eteno 3
3.2 Síntese do MVC para a produção do PVC 3
3.3 Síntese do PVC 4
4 PMMA 6
4.1 Síntese da Acetona 6
4.2 Síntese do MMA para a produção do PMMA 6
4.3 Síntese do PMMA 7
5 ANÁLISE GERAL 8
6 CONCLUSÃO 8
BIBLIOGRAFIA 9
1 INTRODUÇÃO
Polímero significa muitas (poli) partes ou unidades de repetição (meros), ou seja, são materiais constituídos por várias macromoléculas, sendo que cada uma delas possui uma estrutura repetida em pequenas quantidades.
Como matéria-prima para sua obtenção temos os monômeros, moléculas simples com capacidade de reagir por pelo menos duas de suas terminações, podendo dar origem à uma unidade de repetição. Para os monômeros formarem polímeros, existe uma série de reações químicas, chamadas de polimerização, que podem ser em cadeia ou em etapas. (RODOLFO et al, 2006, p. 18)
Ao ser formado, um polímero pode ser homopolímero (formado por um único tipo de mero) ou copolímeros (formados pela repetição de dois ou mais tipos de meros).
2 OBJETIVO Apresentar o processo de produção do PVC e do PMMA a partir da fase final do refino até a indústria de 2ª geração.
3 PVC O policloreto de vinila (PVC) é o polímero mais versátil dentre os plásticos, formado a partir do monômero cloreto de vinila (MVC). É o segundo termoplástico mais consumido no mundo podendo ser utilizado tanto em tubos e perfis rígidos para uso na Construção Civil quanto em brinquedos e lâminas flexíveis para a área da medicina.
3.1 SÍNTESE DO ETENO Para a síntese do eteno o processo mas