Farmacos
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau – FURB, 4° semestre, como requisito para obtenção de nota parcial.
Professor Renato Wendhausen Junior
BLUMENAU
2010
1. O mercado de biofármacos
As grandes empresas farmacêuticas e as empresas de biotecnologia que surgiram nos últimos anos concentram a produção de biofármacos, bem como o setor de pesquisa e desenvolvimento. Tais empresas estão localizadas, sobretudo nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos, os países europeus e o Japão. Em muitos casos, o desenvolvimento desses produtos envolve parcerias entre os grandes laboratórios multinacionais, empresas de biotecnologia e as universidades e instituições de pesquisa.
Entre os fármacos à venda nas farmácias, existem alguns que apresentam uma particularidade em sua estrutura, que é de suma importância para a atividade biológica. Alguns desses fármacos têm em sua estrutura um ou mais átomos (na maioria das vezes carbono) que têm a sua orientação tridimensional muito bem definida, são chamados de quirais ou têm quiralidade. Se houver uma modificação dessa orientação pode acarretar uma diminuição do efeito biológico, à sua total supressão ou ao aparecimento de um efeito biológico adverso.
2. Princípios de estereoquímica
A parte da química orgânica que trata da estrutura em três dimensões é chamada de ‘estereoquímica’.
Estruturas isoméricas (do grego isômeres = partes iguais) que diferem entre si unicamente pelo arranjo tridimensional dos seus substituintes são chamadas de estereoisômeros. A ocorrência de assimetria (ou simetria) é uma importante característica de figuras geométricas que têm duas ou três dimensões.
2.1. O que é quiralidade?
Quiralidade é um atributo geométrico, e diz-se que um objeto que não pode ser sobreposto à sua imagem especular é quiral, enquanto que um objeto aquiral é aquele em que a sua imagem especular pode ser