Economia
Guilherme Moreira Costa Aluno do 1 período do curso de direito
Commodities
Commodity significa mercadoria ou produto primário produzido em grande quantidade, cujo preço é regulado pelas bolsas internacionais. São principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial.
As principais commodities produzidas e exportadas pelo Brasil são: petróleo, carvão, etanol, café, suco de laranja, trigo, minério de ferro, soja, ouro e alumínio.
As commodities são produzidas por diferentes produtores e possuem características uniformes. Geralmente, são produtos que podem ser estocados por um determinado período de tempo sem que haja perda de qualidade. As commodities também se caracterizam por não ter passado por processo industrial, ou seja, são geralmente matérias-primas.
O seu processo de produção é dominado em todos os países (o que gera uma alta competitividade) e o seu preço não é definido pelo produtor, dada a sua importância para o mercado. Geralmente são negociados em Bolsa de Valores internacionais, e seu valor é definido pelas condições do mercado, daí a impossibilidade de o produtor definir seu preço.
Quando há alta demanda internacional, os seus preços sobem e as empresas produtoras lucram muito. Porém, num quadro de recessão mundial, as commodities se desvalorizam, prejudicando os lucros das empresas e o valor de suas ações negociadas em bolsa de valores. Exemplo:O cobre é uma commodity o seu preço é universal. As flutuações de preço diárias são baseadas na oferta e na procura global. Já num sistema de som existe uma diferenciação de produto em muitos aspectos, tais como a marca, o interface do utilizador, a qualidade aparente, etc. Desta forma quando maior foi o seu valor aparente, maior será o seu preço.
Petróleo opera em queda à espera da ata do Fed
O maior destaque na agenda desta quarta-feira é a ata da