Processos da Oxiteno BA
Processos da Oxiteno na Bahia
SALVADOR, 06 DE FEVEREIRO DE 2014
1. OBJETIVO
Nosso trabalho visa o conhecimento dos processos industriais da Oxiteno Nordeste S/A, localizada no Polo Petroquímico de Camaçari.
2. OBJETIVO ESPECÍFICO
Para que alcancemos o nosso objetivo com sucesso, desenvolveremos os seguintes conhecimentos em nosso trabalho:
Descrição da estrutura hierárquica da empresa e do seu histórico, bem como a participação acionária e seus gerenciadores;
Apresentação da capacidade de produção dos principais produtos e principais clientes, matérias-primas e seus fornecedores da unidade da Oxiteno de Camaçari;
Descrição dos processos reacionais, especificando as reações, sustâncias químicas envolvidas, fluxogramas, aplicações dos produtos, principais usos, principais empresas da 3ª geração que utilizam os produtos.
3. INTRODUÇÃO
A EMPRESA
A Oxiteno foi fundada em 14 de Outubro de 1970, resultado de uma associação de grupos privados nacionais. Em 1973, a primeira fábrica da Oxiteno, no Pólo Petroquímico de Mauá, começou a operar sendo a primeira companhia química da América Latina a produzir Óxido de Eteno e derivados. Na mesma década, foi inaugurada a unidade do Pólo Industrial de Camaçari, atual maior unidade da empresa.
A década de 2000 foi marcada por mudanças importantes para a Oxiteno. A empresa fortaleceu nesta década seu posicionamento de negócio, seu portfólio de produtos e direcionou sua atuação para a produção de Tensoativos e Produtos Químicos Especializados. Além disso, em 2003, a Oxiteno deu o primeiro passo para a sua internacionalização, ao adquirir do grupo Berci a Canamex, empresa mexicana de especialidades químicas com a mesma base de tecnologia existente na unidade de tensoativos da Oxiteno no Brasil.
Atualmente, a Oxiteno é uma das poucas grandes empresas do setor Químico com capital 100% nacional e possui ampla