Petroleo
TRANSPORTE, ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO
A rede de transportes do petróleo e gás natural realiza o deslocamento dos produtos das áreas de produção até as refinarias, como também dos produtos derivados do refino para os mercados consumidores. A Figura 3 detalha uma rede genérica de distribuição de logística do setor de petróleo e gás natural.
Figura 3: Detalhamento da Rede de Logística do setor de petróleo e gás natural
Fonte: Soares et al. (2003)
Os meios de transporte mais utilizados pela indústria petrolífera são os navios petroleiros, dutos e terminais marítimos. Os dutos são classificados em oleodutos
(transporte de líquidos) e gasodutos (transporte de gases), que, por sua vez, se dividem em terrestres ou submarinos. Os navios petroleiros transportam gases, petróleo e seus derivados, além dos produtos químicos (Kimura, 2005).
Os terminais de armazenagem são um conjunto de instalações utilizadas para o recebimento, expedição e armazenagem de produtos, sendo classificados em marítimo, lacustre, fluvial ou terrestre. Nas situações de importação de derivados de
15
petróleo, os terminais marítimos são o ponto de entrada dos produtos (Soares et all,
2003).
A atividade de distribuição consiste na aquisição de combustíveis junto às refinarias, aditivação ou
mistura
dos
mesmos
para
posterior
distribuição
a
postos
revendedores, indústrias, empresas de transporte e aviação comercial. A distribuição e revenda de derivados é uma atividade de baixo risco, apesar de necessitar investimentos específicos para construção de um posto de revenda. Além disso, as normas ambientais são severas e exigem instalações seguras.
Por fim, os postos revendedores de derivados de petróleo são os locais de abastecimento de veículos automotores e de serviços relacionados ao setor automotivo, que comercializam as gasolinas automotivas e/ou o óleo diesel.
1.1.2. SETOR PETROQUÍMICO
Duas importantes indústrias estão diretamente ligadas à cadeia produtiva de petróleo e gás