Etas
Belo Horizonte
2013
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
3. PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO
4. CONCLUSÃO
5. BIBLIOGRAFIAS
SEGURANÇA DO TRABALHO NAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA
1. Introdução
Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Antes que vá para o sistema de distribuição de água através de adutoras, passa por um processo de tratamento com várias etapas, que são:
Represa – A água é captada de represas e rios.
Captação e Bombeamento - Após a captação, a água é bombeada para as Estações de Tratamento de Água.
Coagulação – Quando a água bruta recebe, logo ao entrar na estação de tratamento, uma dosagem de sulfato de alumínio. Este elemento faz com que as partículas sólidas (sedimentos), sobretudo argila, iniciem um processo de aglomeração.
Floculação- Segue-se a floculação, quando, em tanques de concreto, continua o processo de aglutinação das impurezas, na água em movimento. As partículas se transformam em flocos mais pesados.
Decantação - A água entra em outros tanques, onde vai ocorrer a decantação. As impurezas, que se aglutinaram e formaram flocos, vão se separar da água pela ação da gravidade, indo para o fundo dos tanques.
Filtração - A próxima etapa é a filtração, quando a água passa por filtro com camadas diversas de seixos (pedra de rio) e de areia, com granulações diversas e carvão antracitoso (carvão mineral). Aí ficarão retidas as impurezas mais finas que passaram pelas fases anteriores.
Desinfecção - A água neste ponto parece ser potável, apenas sob o aspecto organoléptico, mas para maior proteção contra o risco de contaminações, é feito o processo de desinfecção. Pode ser feita através do cloro líquido, do