Visita a ETA
CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL, 04º PERÍODO
DISCIPLINA FENÔMENOS DE TRANSPORTES
PROFESSOR RONALDO
ALUNO JAMES S. ALVES
RELATÓRIO DE VISITA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA) ZONA SUL DE TERESINA-PI
TERESINA – PI
NOVEMBRO DE 2014
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1 2. OBJETIVOS 2 3. DESENVOLVIMENTO 3
3.1 ESCOAMENTOS 3
3.2 PROCESSOS 4 4. CONCLUSÃO 5 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1 - INTRODUÇÃO
A água destinada ao consumo humano deve preencher condições mínimas para que possa ser utilizada. É muito importante para os seres vivos, e para que possamos utilizá-la é necessário que esteja limpa, ou seja, tratada, passando processos físicos, químicos e biológicos.
Para que isso seja possível, é necessário que a água passe por um processo de tratamento em unidades denominadas Estações de Tratamento de Água. A ETA consiste em um complexo sistema de unidades que tornarão a água potável, com características propícias ao consumo e aceitação da população e dentro dos padrões estabelecidos pela legislação.
Uma ETA realiza, basicamente, os seguintes processos: captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, fluoretação, ajuste de ph, reservação e distribuição.
Relacionando tais processos com o conteúdo estudado na disciplina Fenômenos dos Transportes, podemos verificar, por exemplo, o tipo de escoamento do fluído (água), bem como a vazão em cada uma das etapas.
No Piauí, a Águas e Esgotos do Piauí S.A – AGESPISA é a empresa responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico do Estado. Fica localizada às margens do Rio Parnaíba, no Distrito Industrial, zona Sul de Teresina.
2 – OBJETIVOS
Os objetivos da visita foram conhecer a estrutura da Estação, uma obra representativa da área de saneamento, os processos de tratamento da água dos rios de