Doenças adquiridas por contato com objetos
As doenças têm diversas formas de contaminação e apresentam vários fatores desencadeantes. Aqui vamos aprender sobre doenças adquiridas pelo contato com objetos, o entendimento dessas doenças nos aspectos: descrição, formas de transmissão ou contaminação, sintomas, tratamento e métodos de prevenção.
2. TÉTANO
É uma infecção aguda e grave do sistema nervoso, causada pela toxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani).
Figura 1
Bactérias causadoras do tétano
2.1 TRANSMISSÃO
Ocorre pela introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas. Isso porque o bacilo se encontra no intestino dos animais, especialmente do cavalo e do homem (sem causar doença) e os esporos podem estar presentes tanto em solos contaminados por fezes ou com esterco, como na pele ou na poeira das ruas. Na forma de esporo, a C.tetani pode permanecer inativa no solo, mas continuar sendo infecciosa por mais de 40 anos.
A infecção começa quando os esporos entram no corpo através de uma ferida ou de um ferimento. Esses esporos liberam bactérias que se espalham e formam um veneno chamado tetanospasmina. Esse veneno bloqueia os sinais neurológicos da coluna vertebral para os músculos, causando espasmos musculares intensos. Queimaduras e tecidos necrosados também são uma porta de entrada, o que favorece o desenvolvimento da bactéria. Não apenas pregos e cercas enferrujadas podem provocar a doença: a bactéria do tétano pode ser encontrada nos mais diversos ambientes. Já a transmissão do tétano neonatal, também chamado de “mal de sete dias”, ocorre pela contaminação do coto umbilical por esporos do bacilo tetânico, que podem estar presentes em instrumentos sujos utilizados para cortar o cordão umbilical ou em substancias pouco higiênicas usadas para cobrir o coto. Não é transmitido de um individuo para o outro.
2.1.1 SINTOMAS
O tempo entre a