Doenças imunopreveníveis
COQUELUCHE
Bacilo Gram- Negativo: A De pessoa para pessoa, secreções nasofaringeas e Bordetella Pertussis. também pelo contato com objetos contaminados.
Homem.
DIFTERIA
Bacilo Gram-Positivo, o Corynebacterium Diphtheriae.
Uma bactéria GramNegativa. Neisseria Meningitides (Possui vários sorogrupos, sendo mais frequentes o A, o B e os C).
Contato direto com exsudatos (matéria resultante Homem doente ou Por meio da administração de vacinas que contém o de processo inflamatório), secreções das mucosas, portador, com toxóide diftérico: Triplice Bacteriana (DTP); a Dupla tipo contato com lesões cutâneas e objetos frequência o portador infantil (DT) e a Dupla tipo adulto (dT). contaminados por essas secreções. assintomático. De pessoa para pessoa, secreções nasofaringeas. Com mais frequência a partir de pacientes sadios. A transmissão indireta é questionável, pois a bactéria é muito sensível à variação de temperatura Por meio da doença (mas não é duradoura) ou pela administração de vacina específicas: Sorogrupo C e Sorogupo BC (imunidade de curta duração).
DOENÇA MENINGOCÓCICA
Homem doente ou portador sadio
FEBRE AMARELA
Na área urbana é transmitida pela picada do Vírus da febre amarela, um mosquito Aedes Aegypti, previamente arbovirus do gênero contaminado ao picar um doente. A doença não Flavirus, da família se transmite por contato direto, nem por meio de Flavivirídae. objetos contaminados.
Adquirida pela doença ou através da vacina contra Febre Amarela (imunidade duradoura). O Regulamento Sanitário