Atps eletônica
Aula-tema: Diodo Semicondutor. Circuitos Retificadores.
Esta atividade é importante para que todos nós possamos entender quais conhecimentos são necessários para o projeto. Entender o funcionamento, cálculos envolvidos, quais os limites do sistema e o que pode ser controlado pelo circuito, mostrar quantos conhecimentos deverão ser estudados para o sucesso desta atividade prática.
Passo 1
Pesquisar sobre os seguintes temas:
Teoria dos Diodos; Circuitos com Diodos; Diodos com finalidades específicas; Transistores Bipolares.
Diodo semicondutor é um dispositivo ou componente eletrônico composto de cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes gases durante sua formação.
É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica. Possui uma queda de tensão de 0,3 V(germânio) e 0,7 V (silício).
O diodo é um componente elétrico que permite que a corrente atravesse-o num sentido com muito mais facilidade do que no outro. O tipo mais comum de diodo é o diodo semicondutor, no entanto, existem outras tecnologias de diodo. Diodos semicondutores são simbolizados em diagramas. O termo "diodo" é habitualmente reservado a dispositivos para sinais baixos, com correntes iguais ou menores a 1A. O diodo funciona como uma chave de acionamento automático (fechada quando o diodo está diretamente polarizado e aberto quando o diodo está inversamente polarizado). A diferença mais substancial é que, quando diretamente polarizado, há uma queda de tensão no diodo muito maior do que aquela que geralmente se observa em chaves mecânicas (no caso do diodo de silício, 0,7 V). Assim, uma fonte de tensão de 10 V, polarizando diretamente um diodo em série com uma resistência, faz com que haja uma queda de tensão de 9,3 V na resistência, pois 0,7 V ficam no diodo. Na polarização inversa, acontece o seguinte: o diodo faz papel de uma chave aberta,