plano de ação
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE – MS
ESCOLA MUNICIPAL CONSULESA MARGARIDA MAKSOUD TRAD
PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Março - 2014
PLANO DE AÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA
1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad
Diretora: Márcia Ferreira Domingues
Equipe Técnica: Supervisão Escolar Creuza Rodrigues Matias (6º ao 9º e EJA).
Público Alvo: Membros da comunidade escolar e comunidade local.
2 - JUSTIFICATIVA
O papel do coordenador pedagógico frente aos desafios enfrentados pela escola moderna.
A escola de hoje como instituição de ensino e de práticas pedagógicas enfrenta muitos desafios que requerem compromissos concretizados em ação. E nesse sentido faz-se necessário a conscientização dos profissionais de educação, que nela atuam, pela demanda dos educandos e da própria complexidade social que trazem a escola sua formação deve ocorrer de forma ampla visando o desenvolvimento das capacidades dos mesmos.
Nesse contexto, o trabalho do coordenador pedagógico/supervisor escolar em uma atuação consciente diante da importância de seu exercício profissional tem por atribuição dar o devido suporte ao processo de ensino e aprendizagem gerenciando, coordenando e supervisionando todas as atividades relacionadas a esse processo visando sempre à permanência do aluno bem como o sucesso na sua aprendizagem.
Em consonância com a nossa convicção encontra-se Clementi (apud Almeida), onde ressalta como competência do coordenador "acompanhar o projeto pedagógico, formar professores, partilhar suas ações e também é importante que compreenda as reais relações dessa posição.” (ALMEIDA, 2003).
Partindo desses pressupostos se identificam as funções formadora, articuladora e transformadora do papel do coordenador/supervisor escolar no âmbito da escola.
Pela função formadora, o coordenador precisa programar