Visita a eta de princesa
IFPB, CAMPUS PRINCESA ISABEL
HIDROLOGIA
VISITA A ETA DE PRINCESA ISABEL- PB
DOSCENTE:
DISCENTE:
PRINCESA ISABEL
Março de 2014
Relatório
O sistema de abastecimento de água do município de Princesa Isabel é feita pela a CAGEPA, que faz a captação do manancial Jatobá.
A ETA foi projetada para atender a população de 10.000 pessoas, com dimensão de 19m³/h e hoje opera com 40m³/h, ofertando água para 200.000 habitantes. Com o crescimento populacional surgiu problemas que comprometem a qualidade da água e do abastecimento.
O processo de tratamento utilizado pela a ETA se enquadra nos parâmetros convencionais, tendo várias etapas:
Coagulação: constituída pela adição do coagulante (sulfato de alumínio), que remove sólidos suspensos e sedimentados.
Floculação: Ocorre continuidade da aglutinação das partículas, porém em flocos maiores.
Decantação: Separação das partículas sólidas suspensas, de modo que por ação da gravidade os flocos são depositados no fundo dos tanques.
Filtração: Remoção de impurezas de menor tamanho, com a utilização de filtros.
Desinfecção: Aplicação de cloro para a eliminação dos germes patogênicos existentes na água.
A adição do coagulante varia de acordo com a qualidade da água, de 30 a 35 kg ou 50 kg quando necessário para obtiver-se água considerada para o consumo humano e a manutenção dos reservatórios é feita sempre quando necessário, com a disposição dos lodos nas redondezas da estação. As lavagens dos filtros são feitas no período de 3 meses, foi evidenciado que os funcionários no momento não estavam usando os EPI , que por consequência de algum desastre poderia lhe prejudicar a sua saúde.
As análises são feitas na cidade de Patos em período semestral, pois não existe estrutura para executá-las dentro da ETA, evidenciando a falta de estrutura que compromete o desempenho da empresa.
Há projetos para ampliação da ETA, onde irá substituir a tubulação de amianto