Visita tecnica a eta
Conhecer as instalações de tratamento de água e laboratoriais da ETA Bolandeira. Conhecer os equipamentos utilizados pela Embasa para tratar a água adequadamente. Entender os serviços prestados pela instituição e a finalidade desses serviços. Introdução:
A água, em estado bruto, é conduzida até a Estação de Tratamento de Água – ETA, passando por uma série de processos que vão removendo as suas impurezas, de forma a assegurar a qualidade da água que chega até as edificações.
Medição de Vazão – O processamento se inicia com a medição da vazão de água bruta que está chegando à ETA, servindo para determinar a vazão dos produtos químicos a serem aplicados, e a produção de água da unidade de tratamento.
Dosagem do Coagulante – O ensaio de floculação (teste de jarro) é o método empregado nas ETAS para determinar a dosagem dos produtos químicos a serem aplicados que proporciona a eficiência desejada de remoção das impurezas, de forma mais econômica.
Mistura Rápida e Coagulação – Ao chegar à ETA, a água em estado bruto recebe substâncias coagulantes, em geral sulfato de alumínio ou férrico, para anular/desestabilizar as cargas elétricas das impurezas, alcalinizante (cal virgem ou hidratada, se necessário), para modificar o pH da água bruta e favorecer as reações de coagulação. Estes produtos, principalmente os coagulantes, devem ser lançados em local que permita uma mistura homogênea e rápida.
Floculação – Após a coagulação, a água segue para as câmaras de mistura lenta (floculadores), destinadas a promover sua agitação moderada para a transformação das substâncias na forma de suspensão fina e coloidal, já desestabilizadas pelo coagulante, em partículas maiores e mais densas que a água (flocos), que possam ser removidas pela decantação e filtração. Nos flocos estão presentes, ainda, algas , bactérias, vírus e outros microorganismos presentes na água bruta.
Sedimentação ou Decantação – Após a coagulação e floculação, a etapa seguinte é a