ETA
PARTIDA DE MOTORES
INTRODUÇÃO
Para compreender melhor os métodos de comando de um motor de indução é necessário conhecer algumas características desse tipo de máquina elétrica. Composto por componentes eletromecânicos, elétricos e eletrônicos que são responsáveis pela aceleração e desaceleração do motor de acordo com as exigências requisitadas pelo usuário. Assim sendo, antes de relatar o funcionamento da partida de motores de indução, se faz necessário fazer uma breve introdução teórica sobre as características desse motor e sua partida.
PARTIDA DIRETA
Tipo de partida simples onde o motor é ligado através de um contato, considerando proteções contra curto-circuito e sobrecargas. Aplicada em qualquer máquina que permite suportar o torque de aceleração. A utilização desse tipo de partida não é aconselhável, pois a corrente de partida quando ligada diretamente a rede de tensão é de 5 a 8 vezes maior que a corrente nominal. É a mais barata, facilidade de implementação e possui um torque de partida consideravelmente alto. Consumo alto de corrente de partida, gerando queda de tensão na rede de alimentação, provocando interferências com equipamentos conectados na mesma instalação. Há necessidade de sobre dimensionar cabos e contatores e de limitar números de manobras/hora.
PARTIDA ESTRELA TRIÂNGULO
Tipo de partida onde há ligação para dois tipos de tensão aplica-se uma tensão na ligação estrela 1,73 vezes menor que a tensão de linha. É aplicada quando a curva do torque do motor for maior que a possível aceleração com a corrente reduzida. Este método garante a aceleração da máquina com menor corrente, ou seja, torque da carga inferior ao torque do motor no momento. Seu funcionamento tem por características básicas: A carga atinge sua rotação nominal em estrela e a alimentação é comutada para a configuração em triângulo, garantindo a tensão de linha necessária para o funcionamento nominal do