Etapas que envolvam uma analise
Docente Responsável: Patrícia Alves
Curso: Engenharia Ambiental (5º Período)
Aline Carvalho – RA: 20123611
Ana Paula Almeida – RA: 20122398
Juliane Duarte – RA: 20123361
Samantha Santos – RA: 20124167
Tais Freitas – RA: 20124057
Etapas que envolvem uma análise:
Oxigênio dissolvido (OD), potencial hidrogeniônico (pH), temperatura e condutividade elétrica como parâmetros físico-químicos da água do Ribeirão Morangueira, Maringá/ PR
Americana, 2014
1- Objeto de estudo
Afluente do Ribeirão Morangueira
2- Levantamento bibliográfico
O ribeirão Morangueira nasce no nordeste da cidade de Maringá, no Parque Alfredo Werner Nyffeler e possui uma extensão de 12,5 km de direção NE-SW até desaguar no ribeirão Sarandi e depois no rio Pirapó. Tem como afluente os Córregos Morangueiro, Osório e Água do Pirapó. Ele é considerado um rio de classe 2.
3- Definição do Método Analítico
Foi adotado o IQA – Índice de Qualidade da Água, o qual é calculado pela fórmula: IQA= ∏ x qi x wi. Os parâmetros analisados são oxigênio dissolvido, potencial hidrogeniônico, condutividade elétrica e temperatura.
4- Preparo dos materiais de campo (pré - campo):
Utilizaram-se equipamentos específicos para a realização de cada análise, como: oxímetro (determinação de oxigênio dissolvido), pHmetro ( leitura do p H de uma amostra), condutivímetro ( determinação da condutividade) e o termômetro ( determinar a temperatura).
5- Escolha e definição do ponto de coleta (qualitativa e quantitativa):
Coletas sendo realizadas no período entre dezembro de 2010 a setembro de 2011, com intervalos de 60 dias, sendo que nestes intervalos são coletadas amostras por diferentes pontos do Ribeirão Morangueira. Onde os pontos são escolhidos de maneira aleatória, para alcançar uma maior extensão possível do ribeirão.
6- Preparo e padronização de reagentes e soluções (pré-laboratório):
Não foi necessário, pois todos os dados foram obtidos com testes