Planejamento e politicas publicas
PLANEJAMENTO CONCEITOS E TIPOLOGIAS
Planejar: é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer. É um processo intelectual, a determinação consciente de cursos de ação, a tomada de decisão com base em objetivos, fatos e estimativas submetidas à análise. (KOONTZ, Harold, 1974).
Planejamento: é um processo que consiste em determinar os objetivos de trabalho, ordenar os recursos materiais e humanos disponíveis, determinar os métodos e as técnicas aplicáveis, estabelecer as formas de organização e expor com precisão todas as especificações necessárias para que a conduta da pessoa ou do grupo de pessoas que atuarão na execução dos trabalhos seja racionalmente direcionada para alcançar os resultados pretendidos. (ESTOL, Eduar & ALBUQUERQUE, Stella, 2000).
Planejamento: é a definição de um futuro desejado e de todas as providências necessárias à sua materialização. Planejar é pré-determinar um curso de ação para o futuro, é um conjunto de decisões interdependentes, é um processo contínuo que visa produzir um estado futuro desejado (que somente acontecerá se determinadas ações forem executadas) e é a atividade anterior à tomada de decisão. O planejamento, pois, contribui para que as tarefas sejam mais bem realizadas e objetivos sejam mais facilmente atingidos, por pessoas ou organizações. Ordena as ações e dá prioridade a elas. Permite mapear dificuldades ou obstáculos e, assim, escolher previamente caminhos alternativos. (PETROCHI, Mário, 1998).
O planejamento, do ponto de vista governamental, consiste em um processo que estabelece objetivos, define linhas de ação e planos detalhados para atingi-los sobre o setor, como ele deverá chegar à posição que os administradores públicos almejam, combater os riscos e tirar partido das vantagens previsíveis. Pode-se distinguir os seguintes pontos básicos, definir cursos de ação e determinar as necessidades de recursos. (BENI, Mário Carlos,