Os Processos de Planejamento na Construção das Políticas Públicas no Brasil
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 3
2. DESENVOLVIMENTO ........................................................................................... 5
3. CONCLUSÃO ........................................................................................................ 8
4. REFERENCIAS ...................................................................................................... 9
1 INTRODUÇÃO
O Planejamento é um termo muito recente no vocabulário da língua francesa. Tudo indica que ele surgiu no século XX, embora desde sempre o homem e as sociedades tenham organizados suas vidas e seu funcionamento segundo um plano determinado.
Pensar em Planejamento Social significa refletir sobre a mudança social controlada, antecipada, com determinação dos fins que se busca alcançar. Examinando o processo civilizatório, verifica-se que foi a partir da evolução do pensamento científico e, conseqüentemente do desenvolvimento tecnológico, que o homem tornou-se capaz de provocar, controlar e/ou dirigir a natureza. Posteriormente com as conseqüências do desenvolvimento social, necessitou intervir de forma a controlar e/ou minimizar os processos de mudanças sociais.
Assim, as políticas sociais podem ser caracterizadas como extensão das políticas públicas, cabendo ao Estado a responsabilidade de formular e criar por meio destas políticas possibilidades de atender às demandas da sociedade que visem à melhoria da qualidade de vida. Para melhor caracterizá-las é importante explicitar que:
A política social é um tipo de política pública cuja expressão se dá através de um conjunto de princípios, diretrizes, objetivos e normas, de caráter permanente e abrangente, que orientam a atuação do poder público em uma