Formas de estado
Monarquia forma de governo caracterizada por ser exercida por apenas uma pessoa. É um sistema em que o monarca (rei) governa como chefe do Estado. A transição deste poder se dá de forma hereditária, ou seja, não há eleições. Desta forma o governo pode se dar também de forma vitalícia, onde o monarca governa até sua morte ou até abdicar.
A monarquia, considerada a primeira forma de governo existente na história, pode ser absoluta ou constitucional.
A monarquia foi muito comum em vários países da Europa durante a Idade Média e Idade Moderna. Durante a Idade Moderna a chamada MONARQUIA ABSOLUTISTA era muito comum, onde o monarca exercia poder absoluto, independente e superior aos outros órgãos do Estado. Este poder tinha como principal característica concentrar em si, (rei) os três poderes, Legislativo, Executivo, Judiciário. Através deste regime centralizado de poder o povo era excluído de qualquer participação e controle da vida pública. Os reis alem de deter o poder político, detinha também o poder de fazer as leis e executá-las de acordo com a sua vontade, “O PODER EMANAVA DO REI EPOR ELE ERA EXERCIDO”, ou seja, não avia política nem justiça autônoma.
O poder monárquico utilizava-se de alguns mecanismos para garantir sua soberania:
• Criação de um Exercito Nacional, este era formado pó mercenários, e tinha como objetivo enfraquecer a nobreza e não armar os camponeses, este exercito era o instrumento principal para garantir o processo de centralização política.
• Controle do legislativo, todas as decisões do Estado eram controladas diretamente pelo rei, que possuíam o direito de crias as leis.
• Controle sobre a justiça, com a criação do Tribunal Real que era absoluto e superior aos Tribunais Locais (controlados pelos senhor feudal)
• Controle das finanças, mediante da cunhagem da moeda garantia o monopólio da economia com a padronização da moeda, criação e cobrança de impostos, criação da companhia de comercio e imposição do