Etapas da respiracao aerobia e anaerobia
INTRODUÇÃO :
Em biologia, chama-se ciclo celular um conjunto de processos que se passam numa célula viva entre duas divisões celulares. O ciclo celular consiste na intérfase e na fase mitótica, que inclui a mitose e a divisão celular.
As Células são geradas a partir de células e a única maneira de se fazer nova célula é a DIVISÃO de uma célula pré-existente de bacterias e mamíferos multicelulares, ciclos sucessivos de duplicação. Quando na presença de estímulos adequados as células podem ser multiplicar através de repetidos ciclos de proliferaçao e divisão celular, que em funçao de proliferaçao e divisão celular, que em função dessa natureza cíclica, esse ciclo de vida das células proliferantes foi denominada ciclo celular .
O que é a amitose?
Na amitose ou divisão celular directa, ou aparece na célula um sulco, que passa pelo meio do núcleo e que se vai aprofundando, para o separar, juntamente com o citoplasma, em duas metades iguais, ou há no centro da célula uma espécie de estrangulamento, que vai produzir o mesmo efeito de divisão.
Ainda outras vezes, uma porção do citoplasma forma uma bossa onde penetra uma outra, formada pelo núcleo, que se separa e arrasta consigo um pedaço de citopalsma.
Seja qual for o processo de divisão, vemos que tanto o citoplasma como o núcleo estão interessados na divisão e que esta se executou sem especiais modificações internas deste último.
A Metafase :
A Metáfase é a fase mitótica em que os centrômeros dos cromossomas estão ligados às fibras cinetocóricas que provêm dos centríolos que se ligam aos microtúbulos do fuso mitótico.
Os cromossomas atingem o seu máximo encurtamento - os cromatídeos tornam-se bem visíveis. Os pares de centríolos (isto é, nas células animais) estão nos pólos da célula. O fuso acromático completa o seu desenvolvimento, notando-se que algum microtúbulos se ligam a cromossomas.
Os cromossomas dispõem-se com os centrómeros no plano equatorial, voltados