Trabalho
Resposta: Educar é além de transmitir conhecimento unidirecional, é transpassar o individuo e dividir com ele sua visão das coisas. É não encarar aquele que está recebendo a informação como um saco vazio, mas adaptar o conhecimento ao que ele já possui.
2-Explicar a afirmação: “Não há fato da vida social que possa ser explicado por si mesmo”.
Resposta: O fato social, segundo Émile Durkhein, é qualquer forma de indução sobre os indivíduos que são denotadas como algo exterior a eles, ou seja, um fato social é uma compilação de regras, dogmas, sistemas e costumes sendo por essa razão denotado em uma só esfera.
3-Qual a finalidade social do ensino? Qual o papel do professor?
Resposta: O ensino deve prosseguir dando aos alunos princípios e valores capazes de fazê-los cidadãos conscientes e aptos a tomarem seus papéis na sociedade. Contudo, a educação deve ser completa não só preparando os alunos para o mercado de trabalho, mas também educar para a vida e para o bem de todas as pessoas. O professor deve não priorizar as capacidades cognitivas vigentes e dominantes no ensino tradicional, ele deve influenciar os alunos também no desenvolvimento de autonomia pessoal e relação interpessoal e ainda, de atuação social.
4-Qual a relação entre Pedagogia e a Didática?
Resposta: Sendo a didática definida como a arte de ensinar e a pedagogia denotada pela disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, sistematização do processo educativo, a relação existente entre a pedagogia e a didática reside na última como parte da primeira, ou seja, a didática está inserida na pedagogia, como parte dela e que se ocupa dos métodos e técnicas de transmissão de conhecimento.
5-Porque se afirma que a didática é o eixo da formação profissional?
Resposta: Primeiramente faz-se necessária a transformação da afirmação de que a didática é o eixo da formação profissional dos educadores, ou seja, a didática é a ferramenta